terça-feira, 19 de julho de 2011

um rally na praia ou duas cidades em um dia ou o segundo dia em Jeri

amanhece. caminhada pela praia. a lua ainda impera no céu. café. chega o guia do rally. uma trufa pra quem advinhar o nome dele. é esse mesmo que vcs tão pensando. sinto que sairei com uma dívida enorme com o Pedro.

fui então no buggy e conheci uma família paulistana: Paulo, Romilda e Paulinha que f0ram meus parceiros de aventura com emoção. primeira parada, ver de longe o serrote, o morro q dá nome a vila. logo depois, fomos ao braço de um rio brincar de caçar cavalo-marinho. a sociedade do espetáculo. falta-me a deriva. daí continuamos nosso percurso a 120km/h e pegamos uma balsa. atravessamos a fronteira de Jeri com Camocim.

chegamos à vila de tatajuba que fora soterrada pelas dunas e lá, vemos uma senhorinha contando como foi essa tsunami de areia, cerca de 150 famílias perderam suas casas nessa revolta da natureza.

conhecemos duna do funil, a maior duna do Brasil, 91metrospodendo chegar a 140 metros. e dá-lhe esqui-bunda com a recompensa de bahar-se em um laguinho de água da chuva. subir a pé a íngrime duna foi legal, fiquei com as pernas trabalhadas. todo trabalhado nas dunas.

fomos à lagoa da tatajuba, onde tem redes dentro d'água. experiência legal. na volta, caminha leste pela orla. depois, por do sol na duna do por do sol.

hoje os nativos apareceram, mas pra cada nativo tinham 5 turistas. um ponto super positivo pra salientar: os nomes dos estabelecimentos são autênticos, nada de "sob nova direção" ou "cobras e lagartos" etc, o nome mais chifrim foi "pousada maria bonita" e "pousada pedra furada", mas mesmo assim, é da região nordeste. vale!

hoje noite de festa, "mama áfrica", "planeta jeri" e as bebidas. menino, o q vc imaginar de coquetel de fruta tem. são as frtutasOVKAS: MORANGOVSKA, ABACAXIOVSKA etc. hoje vou experimentar a XOXOTA, outra trufa pra quem advinhar do que é feita.