Temporada
Ainda sem temporada prevista, o Cantil retorna à Fortaleza com uma missão cumprida: representou bem o Ceará no I Festival de Artes Cênicas da Bahia e na temporada paulistana no Centro Cultural São Paulo, em novembro e dezembro - 2008.
Indicado ao prêmio Shell-SP por sua "Técnica de Manipulação Aparente", a Cia faz uma demonstração técnica no dia 29/01/09, dentro do seminário: AS ARTES CÊNICAS COMO EXPERIÊNCIA COLETIVA, que acontecerá no Theatro José de Alencar de 27 a 31 de janeiro corrente.
Leia um pouco mais sobre O CANTIL:
O Cantil surgiu de uma vontade antiga de trabalhar com a “A Exceção e a Regra”, peça escrita por Bertolt Brecht em 1938. a primeira leitura da peça foi reveladora, como acontece com bons textos e com tudo na vida que tem força de transformação. O texto continuou me perseguindo e eu, apaixonada, não resisti: o utilizei nas aulas de interpretação, o examinei através do que chamei de cenas exemplares com os alunos do Curso de Artes Cênicas, o relia de novo de vez em quando, fiz muitas anotações. Disso tudo surgiu um roteiro de ações, sem fala, que trabalha isolando a relação patrão-empregado e as temáticas recorrentes na poética brechtinana: o acordo, o comportamento associal, indivíduo versus coletivo. Se o roteiro deu forma a cena ou se a manipulação estética redefiniu o roteiro, sobre isso, já não sei precisar. Quando resolvemos monta-lo no Teatro Máquina não imaginava que seria criado um novo texto a cada ensaio, nem a dimensão que as limitações da experiência de tornar expressão e fala nulas poderia ganhar. O roteiro foi revisto, alinhavado, desfeito, costurado, refeito inúmeras vezes, até não precisarmos mais dele. O texto que o gesto continha ganhou com a musica uma expressão própria e surpreendente. A música deu sentido ao gesto, o gesto dividiu e amplificou sua expressão na paisagem sonora. As cores, as texturas, o claro-escuro na profundidade ficcional da cena imprimiram ao espetáculo uma visualidade que talvez não pudéssemos supor. O que importa é que tudo isso definia o que estávamos realizando, embora não seja algo que ainda possamos nomear - até para evitar excesso de conceitos e enquadramentos - mas que nos reúne de forma definitiva em torno de um trabalho coletivo. O Cantil, processo criativo e espetáculo, é um trabalho de grupo.
Fran Teixeira
Diretora de O Cantil
O GRUPO
Teatro Máquina, em atividade em Fortaleza(CE) desde 2003, tem desenvolvido processos criativos coletivamente, sabendo da responsabilidade de uma ação em conjunto e do compromisso que está implicando ao assumir a pesquisa como maior interesse e não a produção finalizada. O teatro épico de Bertolt Brecht tem sido a principal linha de investigação do grupo, que vem trabalhando os conceitos de estranhamento, literalização da cena e refuncionalização dos elementos do teatro, através da idéia de jogo e repetição. Preocupado com pensar novas estratégias para a relação palco-platéia, o grupo vem pesquisando a recepção através das sensações de surpresa, espanto e admiração. O grupo se interessa por descobrir e testar novos modelos de composição (gestualidade vocal e corporal) e assim ir desenhando o que podemos chamar de um corpo épico. Em sua trajetória se destacam os espetáculos “Quanto custa o ferro?”(2003), “Leonce + Lena”(2005), “Repéter”(2007) e “O Cantil”(2008).
Críticas:
http://www.bacante.com.br/revista/critica/o-cantil
http://igbandalarga.ig.com.br/materias/503501-504000/503613/503613_1.html
http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/797953.html
Reportagens:
http://www.centrocultural.sp.gov.br/webtv/cantil.htm
http://cacilda.folha.blog.uol.com.br/arch2008-11-09_2008-11-15.html#2008_11-15_11_27_55-11668060-0
http://www.assinante.estadao.com.br/ingresso/promocaoin.php?pro_id=107
http://www.rede-brasil.org/modulos/noticias/descricao.php?cod=1406
http://guia1.folha.com.br/guia/teatro/outros/200398/o_cantil
http://carrinho.ingresso.com.br/br/teatro/porpeca.asp?T_IDCIDADE=00000001
http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/794480.html
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=545437
http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/831369.html
Sobre o Teatro Máquina:
www.teatromaquina.com
http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/813425.html
FICHA TÉCNICA
Direção, Dramaturgia e Produção
Fran Teixeira
Assistente de producão
Joel Monteiro
Produção São Paulo
Tomaz de Aquino
Elenco
Aline Silva
Edivaldo Batista
Levy Mota
Márcio Medeiros
Animação
Ramon Cavalcante
Cenografia e Arte gráfica
Frederico Teixeira
Figurino
João Zabaleta
Iluminação
Walter Façanha
Trilha sonora original e Sonoplastia
Dustan Gallas
Contra-regragem
Ana Luíza Rios
Operação de som
Joel Monteiro
Técnico e Operação de luz
Tomaz de Aquino
5 comentários:
bom te ver aui no blog também!
bjs querido
Natalia
Soh pra dar um oizao!!! ;D
Thiago Sena.
É maravilhoso quando não precisamos mais falar, apenas agir. As ações dizem tudo. Se algo pode ser reduzido ao gesto, ele pode ser simples e direto. E isso é milagroso. Sucesso em Sampa! Te amo.
Espetáculo MARAVILHOSO, lindo de tão lindo me fez chorar igual criança, por quase todo o tempo mágico da apresentação,sem palavras,
bjs amore!
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