quinta-feira, 30 de maio de 2013

O FECTA não pode parar!!!!




O FECTA (Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece) esse ano completa sua X Edição. Ainda sem o apoio devido, os organizadores do evento tentam fazer o festival acontecer.

É de espantar como ainda estamos imbuídos numa sociedade que privilegia a mídia e o valor de mercado que as manifestações artísticas podem agregar as suas marcas.

Um evento que tem Lei Rouanet, não conseguir captar o recurso porque no evento não têm nenhum global e, o mesmo, não está vinculado à copa, é um absurdo. Assim como é um absurdo o que a cultura cearense vem passando nesses últimos mandatos de uma nova "Oligarquia Accioly" vigente.

O FECTA não pode deixar de acontecer. É um acontecimento que já faz parte do calendário artístico-cultural da cidade. Um acontecimento fomentador e potencializador da cultura no estado e no Brasil, pois nas últimas versões, o festival contou com a participação de grupos de outras federações do país. Debates, intercâmbios, oficinas, palestras etc.

Foi no FECTA que tive a oportunidade de experimentar minhas pesquisas cênicas, fomentar um diálogo com o público nessas experiências e assim poder refletir sobre a minha poética, sobretudo com o esquete
SAKURA MATSURI: O JARDIM DAS CEREJEIRAS, que hoje transformou-se em espetáculo e também é meu objeto de pesquisa no mestrado.

Dá para notar a importância que o FECTA têm para cidade, pois além do pensamento artístico, o festival também agrega o pensamento acadêmico por meio de debates, oficinas e uma revista de artigos ensaísticos. Creio que isso têm mais valor para um país em desenvolvimento do que o ter globais em sua programação.

 O FECTA têm compromisso com o público e com os artistas. É um acontecimento sério e que tem meu apoio para continuar existindo. Faço parte dessa luta!

Espero ver esse cartaz de "inscrições prorrogadas", mais e mais vezes.
É sinal que queremos participar!

Tomaz de Aquino, 
Mestrando em Estudos das Artes Contemporâneas,
Ator, Diretor, Preparador Corporal e Dramaturgista.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1273196

Nenhum comentário: